terça-feira, 2 de novembro de 2010

Quando realmente fazemos parte da sociedade???

   Quando somos pequenos, nos dizem que a certidão de nascimento é o primeiro registro, que garante nossos direitos em uma civilização.  Algumas  vezes , há o exagero raciocínio, que  a certidão de nos institui a uma sociedade.... mas não é bem assim....
       Uma criança, mesmo que tomada todas as vacinas  e estando com todos os documentos em dia ,ainda não faz parte realmente da sociedade. 
      Ser um ser social, é fazer parte da do meio em que vive, mas sendo que suas opiniões devem ser ouvidas e respeitadas , cumpri com seus deverem e direitos civis.
       Mas quando isso acontece????
       Antigamente, a festa de debutante, era forma de inserir uma garota na sociedade . Dava-se um baile, para que aquela menina fosse "apresentada" a sociedade, e passasse a ser vista não só  como uma menina, mas como uma   moça. Era uma marco divisor entre ser apenas a menina que era filha de seus pais para a garota que passava a ser conhecida e chamada pelo próprio nome.
     Minha sábia amiga Daiane disse uma vez que nós( nossos amigos mais íntimos) ainda não fazemos parte da sociedade, a nossa voz critica ainda não é escutada com respeito, não somos levados a sério nem quando estamos  falando sério. Não geramos renda, não pagamos impostos, não votamos( menores de 16 anos), somos sempre crianças ou seres alienados , sem capacidade para entender "coisas da vida" . Somos apenas consumidores juvenis!(E eu concordo com ela).
   A  adolescência é a fase não só da descoberta da questão sexual de cada individuo, e a transição da infância para a maturidade psicológica. É o primeiro momento que somos nós mesmos, questionamos e buscamos respostas e principalmente, é quando a gente se socializa.Não é raro ver adolescente com capacidade ou interesse de fazer amigos mais que uma adulto ou uma criança.
    Daiane disse que deseja trabalhar o quanto antes, tirar documentos como carteira de trabalho , titulo de eleitor , pagar imposto ,pra assim ser vista como uma pessoa mais responsável e madura.
 Mas mesmo com a solução apresentada por ela, ficou a pergunta na minha cabeça..... 
             Quando realmente fazemos parte da sociedade em que vivemos??????
                                             ---Tal---

Nenhum comentário:

Postar um comentário